terça-feira, 19 de abril de 2011

Somos uma escola de referência!

Escola Darcy Araújo se transforma em referência para Escolas de Tempo Integral

Terça-feira, 19 de Abril de 2011


Em recente visita de consultores do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) ao Piauí, o Cefti Darcy Araújo foi elogiada pela metodologia utilizada no ensino de tempo integral.
“Foi possível observar que os professores estão preparados e avaliamos de forma positiva a implantação do tempo integral. Nossa visita foi necessária para troca de experiência e mesmo sem todas as diretrizes existe um esforço da equipe em manter a proposta”, comentou Socorro Silva, membro da equipe de consultores do ICE.

De acordo com Alcina Sotero, coordenadora estadual dos Centros de Educação de Tempo Integral, “além do acompanhamento à gestão pedagógica, a visita foi necessária para verificar a estrutura física, a temática utilizada em cada escola e principalmente o desempenho e a qualidade no ensino”, frisa Alcina. 

No Piauí existem 19 Centros de Educação em Tempo Integral, dos quais 7 são Centros de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti), outros 7 Centros de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) e 5 Centros de Educação Profissional em Tempo Integral (Cepti). Estas escolas estão espalhadas nos municípios de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Regeneração, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Aldenice Marques é aluna do 9º ano da Unidade Escolar Darcy Araújo e estuda na escola desde a implantação do tempo integral. “O aproveitamento é muito maior, pois além das aulas temos outras atividades na escola durante todo o dia”, declara a jovem.

Verônica Santos, diretora da Unidade Escolar Darcy Araújo, elencou as inúmeras atividades desenvolvidas na escola. Segundo ela, com a implantação do programa o reflexo positivo nos números veio como consequência.
“Na escola temos atividades como: educação física, xadrez, recreação, karatê, ginástica, aula de música e prevenção à saúde. Com a implantação do tempo integral foi possível observar que reduzimos a evasão escolar e o índice de repetência”, afirma
A Unidade Escolar Darcy Araújo recebe alunos do 2º ao 9º ano. “Nosso principal objetivo é oferecer um ensino de qualidade e o que faz a diferença é o planejamento da escola e a aproximação da família”, conclui Verônica.

Veja a reportagem original no site da SEDUC www.seduc.pi.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário