Nossa Filosofia


O Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Darcy Araújo desde 2009 é uma escola de tempo integral. Está localizado à Av. Nossa Senhora de Fátima S/N bairro de Fátima, Teresina-PI. Funciona 9 horas diárias somando um total de 45 horas semanais, com turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 
          
  Nossa filosofia é fundamentada na Pedagogia da Presença, que se fundamenta na afetividade, na solidariedade, na fraternidade e na resiliência, com foco na valorização de uma relação mais próxima entre professores e alunos, bem como, entre todos os atores do espaço escolar; e no Protagonismo Juvenil, que define o aluno como sendo principal ator do seu processo educativo e da sua própria história de vida, com vistas a torná-lo um cidadão emancipado.
           
            O modelo do projeto da Escola de tempo Integral tem como objetivo buscar uma educação “que garanta atenção e desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens, sujeitos de direitos, que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e exigências crescentes de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição dos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. Ela se dará por meio da ampliação de tempo, de espaço e oportunidades educacionais  que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da implicação e da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos dessas crianças e jovens na co-responsabilidade por uma formação integral.
            Nesse sentido, a gestão do CETI Professor  Darcy Araújo acredita  ser necessário um  trabalho pautado nos princípios da diversidade, pois alcançar e dar conta da multiplicidade de sujeitos que demanda pelos serviço  escolar não é tarefa fácil, o desafio aqui é a sensibilização dos nossos profissionais pelo olhar acolhedor, ao destoante, ao discordante, ao divergente; gestão democrática, que se caracteriza pela garantia do acesso e permanência do aluno na escola num e pela participação e controle social da comunidade, garantida por meio do conselho escolar. Para tanto, há de se construir novos mecanismos de publicidade, qualificar a atuação do  conselho escolar, de forma regulamentada e sistematizada; atenção às famílias e comunidade, que se dá a partir de uma perspectiva de formação e atenção ao usuário, com vistas a melhorar a integração escola x família e por fim, referência em serviços, pois para além dos índices de aprovação / reprovação, por vezes maquiados, a escola precisa definir percursos que assegurem que os índices traduzem práticas efetivas de excelência em todos os serviços que  oferece, onde cada agente do processo educativo seja treinado, subsidiado e responsabilizado no seu fazer. Trata-se da profissionalização dos atores envolvidos.
            

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